quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Três escolas recebem selo especial

   A partir de agora, três escolas de Capela de Santana poderão utilizar o selo Escola Solidária. As escolas municipais agraciadas com a distinção são a Nossa Senhora das Graças, Delfino F. de Moraes e São Francisco de Assis. O selo, designado a cada dois anos, reconhece estabelecimentos de ensino que se destacam como núcleos de promoção da cidadania e voluntariado em suas comunidades.
   A proposta para que as escolas da rede municipal participassem da seleção foi incentivada pela Secretaria de Educação e Cultura (Smec). O prêmio resultou de diversos projetos em andamento como o Escola Ativa, o Provem, as bandas escolares e a participação da comunidade na rotina escolar. “A valorização das comunidades da zona rural também foi um dos pontos que mais destacou Capela de Santana”, explica a secretária de Educação e Cultura, Adriane Coitinho.
   Criado em 2003, o Selo Escola Solidária já reconheceu milhares de escolas de educação básica, públicas e particulares em todos os Estados. É uma realização do Instituto Faça Parte, em parceria com o Ministério da Educação, Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Unesco, OEI e Unicef . “Parabéns a todas as escolas vencedoras e, em especial, aos gestores, professores e alunos”, destacou Adriane.

Temporal não atinge animação da Festa de Natal



   O forte temporal que desabou sobre o Parque de Eventos, na tarde de sábado, não conseguiu esfriar a disposição dos organizadores e de centenas de crianças e adultos, de Capela de Santana, que foram participar da Festa de Natal do município. Promovida pela Prefeitura, em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura (Smec), a festa trouxe novidades. Nesta edição, um cenário natalino tornou possível a realização de fotos com a presença do Papai Noel. Além disso, cada criança recebeu dois brinquedos. Bonecas, bolas, kit de maquiagem infantil, instrumentos musicais, copos infantis e coleção de minicarrinhos foram distribuídos junto com, aproximadamente, 1.500 lanches e 400 litros de refrigerante. A programação foi mantida, mesmo após a queda de energia elétrica e do alagamento em áreas do parque. Os destaques foram as músicas natalinas, entoadas pela Orquestra Municipal, o show de mágicas e as duas apresentações especialmente produzidas pelo Grupo Movimente-se. Alunos da Apae também aproveitaram as atrações.
   “A festa alcançou seus objetivos com sucesso, apesar do mau tempo”, disse a secretária da Educação e Cultura, Adriane Coitinho. Ela agradeceu o apoio da comunidade, professores e a equipe de merendeiras, que permaneceu no local até as 18h30. Também agradeceu a presença do prefeito Wilson Capaverde, da Primeira Dama Leci Viegas, do vice-prefeito Rui Colling, e de secretários municipais e vereadores.  Nas fotos, alguns momentos da festa no Parque de Eventos. 
   Bombeiros mirins acompanharam trajeto do Papai Noel no Parque de Eventos


Resultado Final Provinha Brasil 2011 aplicadas para os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental.






Resultado Final Provinha Brasil 2011 – aplicadas para os  alunos do 2º ano do Ensino Fundamental de 9 anos.
Português
Matemática
EMEF
Nº de Alunos
Nível
Acertos
Nível
Acertos
Antônio de Oliveira Carvalho
19
4
16,00
4
18,00
Cândido M. Rondon
4
4
15,50
4
18,00
Delfino F. de Moraes
2
4
17,50
5
20,00
Gente Inocente : Turma A
18
4
18,30
5
19,27
Gente Inocente : Turma B
22
4
17,70
4
17,52
Nossa Senhora das Graças
15
5
19,70
4
18,50
Pe. João Inácio de Mello
26
4
15,34
4
17,30
Victor  Adalberto Kessler
21
4
17,50
4
18,50














Obs:
1.       Escolas relacionadas em ORDEM ALFABÉTICA.
2.       Número máximo de acertos por componente curricular: 20
3.       Na EMEF São Francisco de Assis não ocorreu turma de 2º ano do Ensino Fundamental de 9 anos no período letivo de 2011.

Município tem trinta novos bombeiros mirins

   Capela de Santana conta com mais um grupo de bombeiros mirins. A formatura da turma de 2011 ocorreu na manhã de sábado (17), na sede do Corpo de Bombeiros Comunitários de Portão.  Foram trinta crianças, entre 10 e 14 anos, das escolas João Inácio de Mello, Nossa Senhora das Graças e Antônio de Oliveira Carvalho.

Durante a preparação ao longo do ano, os “bombeirinhos” recebem orientações sobre combate a incêndio, primeiros socorros, salvamentos e noções sobre a importância do trabalho com disciplina e cooperação mútua. A instrução coube à soldado Morgana.
   O projeto foi coordenado pelo comandante do Corpo de Bombeiros de Portão, tenente Araí Souza, em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura (Smec) de Capela de Santana, através do Programa de Valorização do Ensino Municipal (Provem).
A secretária de Educação e Cultura capelense, Adriane Coitinho, no início da semana, agradeceu aos diretores das escolas, pais e alunos. Também fez agradecimentos aos motoristas que atendem a Smec (Gilberto, Vladimir, Carlos Eduardo e Ademir). “Eles se dispuseram, semanalmente, a dedicar os sábados para  levar nossos alunos até Portão”, afirmou Adriane. A secretária também deu destaque à colaboração do prefeito Wilson Capaverde, pelo apoio ao projeto no município, disponibilizando transporte e recursos.
Para o próximo ano, segundo o tenente Arai, já está confirmada a participação de alunos das escolas de Capela de Santana, que são escolhidas em função da faixa etária exigida pelo projeto.
   O evento contou com a presença de autoridades de ambos os municípios, como a prefeita em exercício, Maria Odeti Rigon, o presidente da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CICS) de Portão, Armelindo Vanzella, militares e, principalmente, um bom número de pais capelenses.

Formandos 2011