A partir de agora, três escolas de Capela de Santana poderão utilizar o selo Escola Solidária. As escolas municipais agraciadas com a distinção são a Nossa Senhora das Graças, Delfino F. de Moraes e São Francisco de Assis. O selo, designado a cada dois anos, reconhece estabelecimentos de ensino que se destacam como núcleos de promoção da cidadania e voluntariado em suas comunidades.
A proposta para que as escolas da rede municipal participassem da seleção foi incentivada pela Secretaria de Educação e Cultura (Smec). O prêmio resultou de diversos projetos em andamento como o Escola Ativa, o Provem, as bandas escolares e a participação da comunidade na rotina escolar. “A valorização das comunidades da zona rural também foi um dos pontos que mais destacou Capela de Santana”, explica a secretária de Educação e Cultura, Adriane Coitinho.
Criado em 2003, o Selo Escola Solidária já reconheceu milhares de escolas de educação básica, públicas e particulares em todos os Estados. É uma realização do Instituto Faça Parte, em parceria com o Ministério da Educação, Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Unesco, OEI e Unicef . “Parabéns a todas as escolas vencedoras e, em especial, aos gestores, professores e alunos”, destacou Adriane.